domingo, 5 de dezembro de 2010

ENTREVISTA COM B.DOG (RAPEVOLUSOM)

A um tempo eu @felipekeels e @maique_maia e a RecLivre estavamos idealiazando esse projeto de fazer entrevistas no blog da #RecLivre com a pessoas que estão no background(bastidores) fazendo muito pelo rap sem estar nos 4 elementos e começamos essa seção de entrevistas com B.dog do rapevolusom.com um dos maiores sites especializados em rap e cultura urbana.




 RECLIVRE: 1- QUEM É B DOG?,PORQUE BDOG? EO QUE FAZ B DOG?

B DOG:  B.DoG é Bruno Inácio, formado em telecomunicações e um viciado em música. O nome B.DoG surgiu durante uma brincadeira com os caras do extinto grupo Esquadrão Zona Norte e como dentro do Rap era comum todos terem apelido eu acabei deixando e carrego comigo até hoje.  Atualmente é comum eu assinar toda as matérias utilizando o meu nome de batismo. Bruno Inácio.
 RECLIVRE: 2- COMO CONHECEU O HIPHOP?

B DOG: O meu primeiro contato com o HipHop aconteceu em 1997, mas já conhecida a música Rap desde 1992, pois neste ano escutei pela primeira vez uma música do Racionais Mcs e outra vários sons gringos. Cresci escutando Racionais Mc's e Funks cariocas, mas 1997 conheci os demais elementos da cultura e me encantei por tudo.
 RECLIVRE 3- HOJE O RAPEVOLUSOM É UMA REFERENCIA ENTRE OS SITES COM CONTEUDO VOLTADO PRA O HIPHOP, E ANTES DE SEU SITE SURGIR  HAVIAM MUITOS OUTROS SITES QUE COM O TEMPO DESAPARECERAM, E A MAIORIA DOS SITES DA NOSSA CULTURA  SAO RELATIVAMENTE NOVOS, 
NA SUA OPNIÃO QUAL O MOTIVO DESSE ACONTECIMENTO?

 BDOG: Eu tive algumas influencias e posso citar que as maiores de todas foram os sites Real HipHop, Bocada Forte e um extinto site que fazia matérias gringas chamado Casa do Rap.  Realmente com a facilidade da internet para muitas pessoas, fica fica fácil a publicação de matérias e o surgimento de novos veículos, mas posso lhe afirmar que para sobreviver é preciso ter muita dedicação. Em quase 10 anos de Rapevolusom.com posso afimar que já gastei o dobro do que ganhei em dinheiro. 
 RECLIVRE 4-VOU FAZER UMA PERGUNTA QUE MUITAS PESSOAS ME PARAM NA RUA,
E ME PERGUNTAM. QUAL O CRITERIO PRA ALGUEM DIVULGAR O SEU TRABALHO,
NO RAP EVOLUSOM?

 B DOG: O único critério é a qualidade. Hoje presamos muito por isto, pois temos uma marca por tras de tudo isto que é o nome do Rapevolusom.com. Fica complicado lançar ou divulgar algo que não tenha qualidade. Antes de um grupo ou pessoa lançar o seu trabalho, é preciso que eles façam uma auto crítica e analisem se estão de acordo com o mercado.
 RECLIVRE 5- VOCÊ FAZ PARTE DO HIPHOP,MAS NAO NOS 4 ELEMENTOS E SIM NA PARTE DA MIDIA,VOCÊ ACHA QUE O HIPHOP PRESCISA DE MAIS PESSOAS COMO VOCÊ ? PESSOAS QUE TRABALHEM EM PROL DO HIPHOP SEM SER MC,DJ, B.BOY
OU GRAFITEIRO?


BDOG: O HipHop precisa de pessoas que trabalhem em vários ramos. Precisa de iluminadores, jornalista, maquiadores, técnicos de música, produtores,  Designers, assessores e outras  várias profissões. Em outros gêneros musicais vemos pessoas trabalhando em varias frentes de combate e isto torna por exemplo o Sertanejo forte. 


  RECLIVRE 6- QUAIS SÃO SUAS INFLUENCIAS DENTRO DO RAP? E DA MUSICA EM GERAL?

B DOG: Cresci escutando 2Pac, Notórious Big,  Racionais, muito R&B do tempo em que frequentava o extinto e tradicional Disco de Marechal -RJ,  vários grupos de Samba, músicas gospel, Funk Carioca e tudo que tocava nas rádios no final dos anos 80 e toda década de 90.


RECLIVRE 7- VOCÊ COMO FORMADOR DE OPNIÃO O QUE ACHA DA CENA DO RAP NACIONAL ATUALMENTE ?ELE ESTA NO CAMINHO CERTO?

B DOG: Acho que o Rap no Brasil está no caminho certo. Muitos criticam posturas mais profissionais e classificam como “marra”, mas se o grupo/rapper não tiver uma assessoria, cobrar um cachê e trabalhar de forma séria de nada adianta buscarmos este espaço dentro da música no Brasil.  Hoje vejo vários produtores trabalhando com qualidade e inúmeros rappers com bastante potêncial.



  RECLIVRE 8- COMO SURGIU A IDEIA DE FAZER UM TOP 10 DO RAP NACIONAL ?
  E QUAL O CRITERIO DA ESCOLHA DE MCS ?

B DOG: O top 10 surgiu após sentir a necessidade de apontar os que estão fazendo e mostrar o que estão fazendo. O critério de escolha foi simples: Apresentei a ideia a alguns dos meu pares dentro do Rapevolusom e cada um deles apresentou sua lista de preferidos. Fizemos um peso e chegamos a lista final. Depois foi só escrever sobre a correria do rapper/grupo.  Alguns ficaram de fora é fato, mas nem por isto desmerecemos o trabalho deles. Eu mesmo cortei pessoas da minha lista, mas tudo isto foi para termos uma lista do Rapevolusom.com e não uma lista do B.DoG. O problema que quando você faz algo assim muitos levam para o lado pessoal. Acho que ainda falta um pouco de maturidade por parte de alguns para saber lidar com críticas. Em outros gêneros musicais e segmentos da sociedade existem críticos e nem por isto os donos de restaurantes, diretores de cinemas, escritores e artistas ficam carregando a crítica para o lado pessoal.
 RECLIVRE 9- O QUE VC ACHA DO RAP ENTRAR EM OUTROS ESTILOS DE MUSICA,
E SE FUNDIR COM O SERTANEJO E O ROCK COMO JA ACONTECEU?

 B DOG: Acho válido se o Rap não foi perder o seu estilo. Lá fora isto já acontece há muitos anos e é uma grande tendencia mundial. Gostei muito do que já foi feito. Este novo trabalho dirigido pelo Rick Bonadio misturando o Rock com o Rap, ficou com uma qualidade enorme.  Aqui no Brasil eu gostaria de ver o Rap estar misturado as culturas regionais. Um exemplo disto é o rapper Rapadura que colocou o Rap com a música regional do Norte/Nordeste e o próprio Marcelo D2 que misturou o Rap com Samba. Acho estas misturas muito mais válidas.   Mas nenhuma mistura substitui o famoso e clássico Bumbo e caixa nos auto-falantes.
 RECLIVRE 10- O QUE VC ACHA DA ORGANIZAÇÃO DO RAP NACIONAL?
ATUALMENTE COM A CRIAÇÃO DE SELOS E COLETIVOS;
FUGINDO DAS GRAVADORAS, E FOCANDO EM UM TRABALHO INDEPENDENTE?
VOCÊ APROVA?


B DOG:  Aprovo, mas isto se não for organizado pode ser um tiro no pé. Todo mundo quer estar em um grande selo. O mercado é maior a visibilidade também, porém o peso é muito maior. Você não é dono dos seus negócios, mas também não precisa se preocupar com coisas ligadas a logística de entrega e outros assuntos. Cabe a cada um analisar o que é melhor e traçar um caminho a seguir.


RECLIVRE 11- DEIXE SUAS CONSIDERAÇÕES FINAIS ?


B DOG : Gostaria primeiramente agradecer o espaço, pois não é comum eu ser entrevistado. Trabalho a tanto tempo fazendo entrevistas que as vezes é estranho estar em uma na posição de entrevistado e não entrevistador.  Obrigado mesmo.  Não poderia deixar de mandar um abraço para o meu time Rapevolusom.com. Primeiro as garotas:  Nubiha, Carol, Natasha e agora meu brothers: Da Paz, Charle, Big Boss, Ribah e o recém “contratado” I Hate Marcus. Obrigado por me darem a oportunidade de contar com todos vocês nesta minha super equipe. 


OBS: OBRIGADO PELA ENTREVISTA B DOG.
  PRA QUEM NAO CONHEÇE O TRABALHO DESSE MANO CONHEÇA 
AGORA WWW.RAPEVOLUSOM.COM  
 

0 comentários:

Postar um comentário